SANDY & JUNIOR EM NÚMEROS (COMO DUPLA)
• 30 anos de história na música, desde Som Brasil
• 17 anos de carreira
• 16 álbuns lançados
• Mais de 17 milhões de discos vendidos
• 8 megaturnês
• Cerca de 1.700 shows no Brasil e exterior
• Público estimado em 32 milhões de pessoas
• Mais de 120 mil fãs associados ao fã-clube oficial
• 1.300 fã-clubes
• Mais de 200 músicas gravadas
• 1,2 milhão de pessoas no show de João Pessoa (2001)
• 250 mil pessoas no show do Rock’n Rio III (2001)
• 70 mil pessoas no show do Maracanã (2002)
• 6 DVDs
• 4 anos de seriado homônimo na TV Globo
• 2 filmes e 1 novela (Estrela Guia)
• 63 indicações em prêmios na área musical
• Mais de 500 participações em programas de TV
• Envolvimento em mais de 50 projetos sociais
CRONOLOGIA SANDY & JUNIOR
1989 – primeira apresentação na TV, cantando Maria Chiquinha, no programa Som Brasil, da Globo, apresentado por Lima Duarte.
1990 – assinatura do contrato com a Polygram (atual Universal Music) e gravação do primeiro disco da dupla Sandy e Junior, “Aniversário do Tatu”.
1991 – lançamento do 1o álbum. A primeira divulgação aconteceu no programa Domingão do Faustão. Conquista do primeiro Disco de Ouro da carreira. Realização do primeiro show, na cidade de Votuporanga (SP). O primeiro show da carreira dos artistas foi beneficente para a Comunidade Nova Vida. O sucesso veio tão rápido que os primeiros shows reuniram um público estimado em 35 mil pessoas, em Londrina (PR).
1992 – gravação do álbum “Sábado à Noite”, conquista do segundo Disco de Ouro. Participação do Especial de Natal da Xuxa.
1993 – álbum “Tô Ligado em Você”. Sandy e Junior resgatam o irreverente clima dos anos 50 neste disco. Os artistas alcançam a marca de 500 mil cópias vendidas. Participação no especial de Roberto Carlos. Sandy e Junior participam de show do Michael Jackson no Morumbi (SP) para traduzir as falas do ídolo pop para a linguagem de sinais.
1994 – com o álbum “Pra Dançar com Você” resgatam os sucessos da Jovem Guarda. Gravação do tema da Campanha Criança Esperança, edição de 1994. Já no lançamento alcançam a marca das 490 mil cópias vendidas.
1995 – conquista de Disco de Ouro e Platina com o álbum “Você é D+!”. Participação de Xuxa na gravação do álbum.
1996 – o sexto álbum “Dig Dig Joy” já tinha 200 mil cópias encomendadas antes de chegar às lojas. Gravação de mais um tema para a Campanha Criança Esperança. Sandy e Junior esgotam ingressos do Olympia em apresentações na semana da criança.
1997 – gravação do álbum “Sonho Azul”. A convite de Renato Aragão, estreiam como atores no filme “O Noviço Rebelde”, campeão de bilheteria no ano. Sandy participa do “Especial Elis Regina” e emociona o público ao cantar “Águas de Março”. O tenor italiano Andréa Boccelli vem ao Brasil para gravar ao lado de Sandy “Vivo por Ela”. O tenor escolhe a cantora após ouvir grandes intérpretes da música brasileira.
1998 – gravação do primeiro CD ao vivo “Era Uma Vez Sandy e Junior”. Mais de 2 milhões de cópias vendidas. Gravação do primeiro Home Vídeo que ultrapassa o número de 100 mil cópias vendidas, fato inédito na história de home-videos na época (o máximo registrado era 20 mil). Início do seriado da rede Globo “Sandy e Junior”, veiculado aos domingos, com altos índices de audiência.
1999 – CD “As Quatro Estações” vende mais de 2,8 milhões de cópias. Mais um Disco de Diamante para os artistas.
2000 – estréia do show “Quatro Estações”, no Olympia. Recorde de bilheteria na casa e abertura de duas apresentações por noite. Gravação da faixa “You´re my # 1” com Enrique Iglesias, em Miami. Os artistas também gravam com Milton Nascimento e Gilberto Gil “Duas Sanfonas”. Conquista do Prêmio Multishow de Música: melhor cantora. E Prêmio Kids Choice Nickelodeon: melhor cantora, gata do ano, melhor música (Quatro Estações), melhor clipe (Imortal).
2001 – gravação do primeiro álbum internacional da carreira. Participação no Rock´n Rio III, eleito pelo público o melhor show do festival. Sandy protagoniza a novela “Estrela Guia”, da rede Globo. Junior também atua em participação especial. Sandy e Junior batem recorde de público durante show em João Pessoa, reunindo 1,2 milhão de pessoas. Os artistas cantam com a italiana Laura Pausini.
2002 – lançamento do primeiro CD internacional da carreira. Sandy e Junior reúnem 70 mil pessoas no Maracanã. Eles são os primeiros artistas brasileiros a apresentarem, sozinhos, um show no maior estádio do mundo. Participação na Campanha de Combate à AIDS da organização não-governamental Ação Cidadania. Prêmio MTV Itália pelo primeiro lugar nas paradas com o single ‘Love Never Fails’. Viagem em turnê com a empresa multinacional CIE.
2003 – participação como convidados e jurados no Festival Internacional da Canção de Viña Del Mar, no Chile. Lançamento do DVD “Sandy e Junior – Ao Vivo no Maracanã”. Inauguração do pavilhão “Sandy e Junior” no hospital do Câncer de Barretos (SP). Conquista do Prêmio Multishow de Música na categoria melhor show (Sandy e Junior 2002). Lançamento de “Identidade”, 14o CD da carreira dos artistas, o mais autoral da carreira. Realização de dois shows em Angola, na África. Os artistas estreiam como protagonistas nas telas do cinema com o longa-metragem Acquária.
2004 – primeira participação no Festival de Verão Salvador. Homenagem ao piloto Ayrton Senna durante o espetáculo musical “Senna in Concert” (Sandy canta com Caetano Veloso e Junior Lima faz parceria com Frejat). Realização de dois shows no Japão, com ingressos esgotados. Participação no Dia Mundial de Luta Contra a Aids: Sandy canta sucessos da MPB em Brasília a convite do ministro da Cultura Gilberto Gil. Junior dá início a seu projeto paralelo e monta a banda de black music Soul Funk.
2005 – Junior Lima faz direção musical para a peça de teatro ‘Liberdade para as borboletas’. Sandy e Caetano Veloso cantam sucessos de telenovelas na comemoração dos 40 Anos da TV Globo. Sandy participa do projeto Credicard Vozes com repertório de jazz e MPB, no Bourbon Street. Sandy e Junior gravam ‘Águas de Março’ para o projeto de DVD Casa da Bossa. Sandy canta música lírica dentro do projeto Acquarius, na praia de Copacabana. Sandy participa do DVD de Pedro Mariano na faixa homenagem à Elis Regina.
2006 – gravação do 15º álbum da carreira. Filmagem do primeiro videoclipe em formato de ‘curta-metragem’ da música ‘Estranho Jeito de Amar’ (indicado como melhor clipe pop do VMB – MTV). Participação no Brazilian Day, em New York, e show em Boston (EUA). Sandy apresenta-se com o pianista erudito Marcelo Bratke em um concerto de voz e piano no Auditório Ibirapuera. Sandy e Junior cantam com Gilberto Gil durante inauguração da casa de espetáculos Vivo Rio.
2007 – gravação do ‘Acústico Sandy e Junior MTV’, com lançamento de CD, DVD e turnê de despedida por todo país.
18 de dezembro de 2007 – encerramento da carreira em dupla. Último show da última turnê ‘Acústico MTV Sandy e Junior’ acontece no Credicard Hall, em São Paulo.
SANDY E ‘NÓS, VOZ, ELES’ Este é o seu quarto projeto solo, desta vez composto por uma websérie, uma turnê e um álbum, que se completam e trazem o público mais próximo da artista, seja pelos singles escolhidos e palco com cenário intimista, ou pelas portas abertas do estúdio em sua casa para receber os artistas ao longo dos capítulos. Cheias de história e emoção, as canções são resultado de parcerias com grandes músicos brasileiros, entre eles Lucas Lima, Maria Gadú, Mateus Asato, o duo AnaVitória, Thiaguinho, a Banda Melim, Xororó e Iza. As músicas foram lançadas de agosto a novembro de 2018 nas plataformas digitais ao longo dos oito episódios, em conjunto às apresentações da turnê pelo país. |
JUNIOR LIMA E MANIMAL Seu mais recente projeto de música eletrônica, em parceria com o experiente produtor e DJ Julio Torres, Manimal traz uma sonoridade inédita, que mistura house music, rock e influências das décadas de 1970 e 80. Apesar de apenas dois anos de estrada por todo o país, o duo ostenta grandes parcerias e produções musicais com os principais nomes do eletrônico, entre eles Vintage Culture, Cat Dealers, Felguk, Bruno Be e Christopher Watson, e também coleciona mais de 25 milhões de streamings nas plataformas digitais. O último single lançado, “Stay Close”, já ganhou desde uma versão acústica feita pelo próprio duo, até remixes de outros artistas do ramo. Agora, Junior Lima e Julio Torres se prepararam para lançar a música “Like Home”, em colaboração com Santti. |